Com quantos meses o bebê começa a falar?

A espera pela pronúncia das primeiras palavrinhas ditas pelo bebê é um momento muito desejado e do qual os pais nunca se esquecem. Por isso, perguntar-se “Com quantos meses o bebê começa a falar?” é muito comum e, para alguns pais, a espera pode gerar bastante ansiedade.

A partir da fala começa-se a entender melhor as necessidades do bebê. Porém, é importante saber que as primeiras palavras não vêm no mesmo momento para todas as crianças. Existem ritmos de progressão diferentes.

Os pais interferem neste “tempo”?

Os pais podem interferir, sim. Afinal, o desenvolvimento da fala acontece também em decorrência das interferências que o meio e as pessoas que estão perto do bebê exercem sobre ele. Desde a barriga da mãe, por exemplo, o bebê já pode ser estimulado, ouvindo a fala dos pais.

Outra interferência desejada é que os pais não “protejam” excessivamente o bebê. A criança deve ser estimulada a falar.

Se ele aponta e tem o que quer na mão, não há porquê aprender a falar, certo? A criança é capaz de aprender! Um estímulo muito bom é conversar com o filho, contar histórias, cantar e falar com boa articulação e um tom de voz natural. Nada daquela fala infantilizada e aguda! Afinal, o filho pode se espelhar nisso e ter dificuldade em falar como deve.

O que pode atrasar o tempo da fala na criança?

Existem fatores orgânicos e fatores psicológicos que podem “atrasar” a fala do seu filho. Entre os orgânicos, podemos citar as perdas auditivas (sejam pós-natais ou congênitas), lábio leporino, desordens neurológicas, problemas na coordenação motora fina, entre outras.

Já entre os fatores psicológicos, pode estar a infantilização dos comportamentos, como prolongar o uso da chupeta, a chegada de um irmãozinho, a comunicação sempre atendida através de gestos, etc.

O importante é ter calma e observar bastante o seu filho. Se o atraso na fala é isolado, e ele socialmente se comunica bem, fique tranquilo: como é um desenvolvimento biológico, variações são muito comuns. Mas, se sentir que alguma coisa não está legal, não hesite em procurar um fonoaudiólogo.

Se nossas informações foram úteis para você, compartilhe o texto e siga a gente no Facebook e Instagram e acompanhe todos os nossos posts!

O CDO é uma clínica especializada em Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia que oferece um atendimento completo aos clientes, através da sua capacitada equipe técnica multidisciplinar.

Marque uma consulta agora mesmo, ligue (31) 3222-1079 ou faça seu agendamento online clicando aqui. Além das consultas particulares, confira nossos convênios.